domingo, 27 de abril de 2014

Alunos da Universidade Estadual do Piauí, Campus Piripiri se unem contra a falta de professores







Na noite da última sexta-feira, dia 25/04, ocorreu o I Encontro Interdisciplinar da UESPI Piripiri, promovido no auditório da instituição, pelos alunos do movimento #sosPROFESSORESuespi, com o objetivo de demonstrar a indignação da comunidade acadêmica com a falta de professores. O tema do referido encontro pautou-se em três aspectos: a contratação imediata de professores substitutos do processo seletivo de 2014, a realização de concurso público para professores efetivos, e a precária infraestrutura do campus. Todos os cursos que estavam em aula no turno da noite, juntamente com as turmas da manha e tarde, se reuniram no auditório da instituição.

O evento iniciou-se às 20h00min, e entre a apresentação das informações pelos palestrantes, houve o momento para os debates e perguntas dos alunos presentes no auditório. Enquanto isso, a organização do evento mostrou fotos da deficiente estrutura do campus, como: a quadra poliesportiva totalmente abandonada, mobília e móveis em péssimo estado de conservação, o grande número de arbustos dentro da própria instituição, a falta de segurança para os alunos, e a pequena quantidade de aparelhos de ar condicionado. Também foram confeccionados cartazes e faixas, bem como elaborados gritos de guerra para transmitir as reivindicações dos estudantes. Segundo dados fornecidos pelo movimento #sosPROFESSORESuespi, algumas turmas contam com menos de 20% do quadro normal de professores, como é o caso de um dos cursos de Física: deveriam ser 6 professores, mas apenas 1 está dando aula. Em situação parecida, se encontra o I bloco de Direito: deveriam ser 6 professores, mas apenas 3 estão dando aula. Todo este transtorno, segundo os alunos, foi gerado depois de uma decisão polêmica do Ministério Público Estadual. Este último acatou pela suspensão do processo seletivo para professores temporários, devido a irregularidades cometidas pela UESPI.

“Nós, alunos da Uespi Piripiri, estamos sentindo o total descaso da Reitoria desta instituição, em relação ao preenchimento dos cargos vagos para professores. Queremos a realização de um concurso público para professores efetivos, bem como a contratação imediata dos professores temporários aprovados no último processo seletivo. Todos os cursos estão sendo prejudicados devido a falta de professores. Já se passaram dois meses desde o início do semestre letivo e não recebemos nenhuma resposta concreta do Reitor. Dessa forma, não vemos outra escolha, a não ser protestarmos contra tamanha falta de respeito por nossa universidade. Com intuito de unirmos esforços, criamos o movimento #sosPROFESSORESuespi, por meio de redes sociais, e que está sendo o alicerce de nossas reivindicações.” Mábio Alves Coelho(integrante do #sosPROFESSORESuespi).

Por fim, foi relatado aos presentes, que uma futura manifestação em via pública será marcada, em data e local a serem divulgados com antecedência, com o intuito de mostrar a sociedade piripiriense os problemas enfrentados pela UESPI, sobretudo no que se refere a falta de professores.

Assessoria de Comunicação do #sosPROFESSORESuespi.

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

Twitter Facebook Favorites Mais